Leitores perspicazes como vocês são, já devem ter percebido o novo detalhe no formulário de comentários. Se não, faça assim: vai ali embaixo e volta. Aí a gente continua.

Pois é, dependendo de circunstâncias bem além da minha vontade(é aleatório, gente) a caixa pode estar escrito "Eu sou um ser humano!" ou "Eu NÃO sou um ser humano!" A aleatoriedade é só pra dificultar um cadim pros spammers quando eles perceberem(se é que vão), mas a caixa serve o único e simples propósito de determinar se você é um leitor real e bem intencionado ou um robô postando anúncios de coisas que nem tentam fingir que não são anúncios. Logo, se você se declara não humano, você é considerado spammer. Simples assim!

E aí a coisa complicou um pouco, porque de início isso só seria um flag pra não me notificar os 40 comentários diários com links pra sites de vendas de tranqueiras mil, mas como isso continuou enchendo meus bancos de dados com comentários indesejados, eu resolvi cortar o mal pela raiz e agora se você não se declarar explicitamente humano, seu comentário não passa. Fim.

Até agora está funcionando, então peço que prestem atenção na hora de comentar pra não se frustar com o aviso de "você foi marcado como spammer porque você se declarou como tal" – suprimi o "sua mula" no final por questão de bom gosto.

E é isso. Boa tarde e continuamos os preparativos pra volta das "férias".