LIMBO
LIMBO

Se você gostou de Braid, ou se você aprecia jogos de puzzle com bons desafios e um enredo enigmátivo(e nesse caso, você com certeza gostaria de Braid) e não possui um XBox 360, você ficará feliz em saber que Limbo chegou agora à pouco à PSN Store e ao Steam.

Ahm... o que é aquilo? O_o
Ahm... o que é aquilo? O_o
Limbo tem uma história que deixa o jogador completamente no escuro(perdão, trocadilho acidental), mas que revela detalhes interessantes à medida que o jogo anda. Neste jogo, você controla um garoto caminhando no limbo à procura de... alguém. Ou algo. Não é claro no início. O que é claro é que, por alguma razão, o Limbo não quer te ver suceder nesta tarefa misteriosa. E assim você prossegue em uma sequência ininterrupta de armadilhas e quebra-cabeças. Bem-vindo ao Limbo.

O estilo artístico de Limbo reflete muito bem o clima sombrio e nebuloso de sua narrativa, se é que há uma narrativa exata. A jogabilidade é ao mesmo tempo nada inovadora(o jogo poderia ser facilmente jogado com um controle de NES :/ ) mas é envolvente, principalmente no modo como trata a "morte" do jogador. Digamos que, para um jogo estrelando um rapazinho feito de sombra, é bastante realista e perturbador.

Bem vindo ao Limbo, nós temos aranhas gigantes!
Bem vindo ao Limbo, nós temos aranhas gigantes!
O mais interessante de Limbo é que, segundo os criadores, o jogo foi projetado para dar uma experiência única em um jogo de puzzle, em que nenhum dos desafios é igual ao anterior. É claro que existem algumas soluções semelhantes, mas diferente da maioria(quiçá todos os outros, mesmo) dos jogos do gênero, não se segue o método empregado em livros didáticos de repetir o mesmo exercício à exaustão(normalmente umas três vezes é o número mágico em jogos). É perfeitamente normal ficar agarrado em alguma parte simplesmente porque você não tem idéia do que fazer, porque não há nenhum precedente óbvio a seguir.

Limbo é um jogo relativamente curto, mas desafiador. Muito desafiador. E, claro, emocionante e lindo de uma maneira incrivelmente simples. Se você curte quebrar a cabeça, compre-o o quanto antes e divirta-se! =D