Read it Later
Read it Later
Isto aqui se tornou uma das mais importantes ferramentas cotidianas para mim. Não que ela seja extremamente útil ou tenha mil e um usos, visto que o Read it Later só faz basicamente uma coisa: salva links. Mas, voltando àquela tecla, isto é muito importante.

O Read it Later é, basicamente, um sistema de bookmarks(o que se traduz geralmente para o português como "favoritos") online. Você cria uma conta e tem à sua disposição uma lista de links que você vai adicionando. Depois você pode marcar estes links como "lidos" e eles somem da sua lista(na verdade não; eles ficam na lista de lidos, de lá você pode remover eles de vez). E é esta a funcionalidade padrão do Read it Later: você salva os links, e lê a lista mais tarde quando puder.

E você pode estar pensando duas coisas: primeiro, como você não pensou em uma idéia tão simples. Eu sei, eu sei... mas é assim que as coisas são. A segunda coisa é se não seria mais fácil marcar isto nos favoritos do seu navegador, ou anotar links. Existem duas palavras chave aqui: portabilidade e praticidade.

A parte da portabilidade é que salvar os links no seu navegador só vai te ajudar se você sempre usar o mesmo navegador na mesma máquina. Nenhum navegador(com a exceção única, acredita, do Opera) possui uma funcionalidade de compartilhamento online de favoritos nativa. Portanto, se você salvou um link nos favoritos do seu trabalho, não vai conseguir acessá-lo em casa. Esta é, aliás, a principal utilidade do Read it Later pra mim.

A parte da praticidade é que, mesmo que você, digamos, copie o link e made email pra si mesmo pra ler depois, ou salve em um documento no Google Docs... é trabalho demais pra pouca coisa(e, no meu caso, salvar vários links de coisas do Reader que eu quero deixar pra depois seria um porre). O Read it Later já disponibiliza complementos para vários navegadores(Opera, cadê?) o que torna o ato de salvar um link na sua lista tão fácil quanto um clique com o botão direito.

Enfim, o Read it Later é uma daquelas idéias simples e geniais da internet. Ele faz o que promete, é fácil de usar e pode ser acessado de qualquer lugar(eu sei, hoje em dia o que não é... mas ainda conta). Se você estava procurando um serviço assim... bem, você já achou. Não perca tempo e crie sua lista! :D