Então, um belo dia eu estava procurando no iTunes por jogos do insanamente específico gênero de "Base Building", onde se encaixam Minecraft, Dwarf Fortress e tals. Sim, obviamente existe Minecraft pro iOS, mas eu sou uma negação em jogar numa tela de toque no estilo "analógicos invisíveis", eu prefiro um jogo que seja mais adequando pra tela de toque – aliás, é curioso que o gênero de RTS seja tão pouco expressivo, visto que tela de toque é perfeito pra um jogo com visão absoluta e focado em cliques e tal. A questão é que nessa procura eu caí meio que por acidente num jogo absolutamente despretensioso e com o nome mais estranho que eu já vi.

Era "Rymdkapsel."

E eu achava que Dwarf Fortress era graficamente simplificado...
E eu achava que Dwarf Fortress era graficamente simplificado...

Rymdkapsel é um jogo de estratégia em tempo real sem nenhuma pretensão gráfica, visto que é totalmente feito de formas em cores sólidas, e sem nenhuma pretensão de roteiro, visto que aparentemente só tem um conjunto de missões. O jogo consiste em construir sua base usando tetrominós(aquelas formas de Tetris, basicamente) que têm funções variadas, gerenciar os recursos à disposição(matéria, energia, comida e "gosma") e sobreviver ao máximo de ataques possível enquanto tenta pesquisar upgrades dos quatro monolitos no mapa. Não é nem possível direcionar suas unidades diretamente, apenas alocar quantas são necessárias para cada atividade – por exemplo, fabricar comida ou defender a base – e elas se organizam sozinhas por meio de IA um bocado rudimentar.

O que me espanta, entretanto, é que no fim das contas este seja um dos melhores, talvez o mais puro jogo de estratégia em tempo real em toda a biblioteca da App Store. Dos vários que eu lembro de ter experimentado desde que a loja brasileira finalmente disponibilizou jogos, é o único que me disponibiliza um modo "free play", sem guiar o jogador pela mão(a não ser que você queira jogar com o tutorial ligado), simplesmente deixando o jogo rolar. Levando em conta que o remake (não-oficial imagino) de Settlers não tem sequer um modo de jogo aberto, sem ser em campanha, Rymdkapsel é uma surpresa agradável.

Pros fãs de RTS, eu recomendo Rymdkapsel como uma diversão simples e despretensiosa, talvez uma distração pra passar o tempo numa viagem longa(eu já joguei umas 8 horas no total e não consegui completar nem um dos objetivos, então boa sorte :P). Poderia ser um jogo mais complexo? Ter mais estruturas? Uma campana mais longa? Um modo multiplayer, talvez? Sim, claro, mas seria injusto julgar o jogo pelo que ele poderia ser. Ele já entrega bastante pelo que promete: um jogo de estratégia simples, que não enche muito o saco com distrações e interrupções o tempo todo. Eu acho que, levando em conta o ecossistema atual de jogos móveis, já é um bom começo. :)