Quando a gente começou este blog eu pensei bastante se eu iria incluir notas nas resenhas ou não porque, embora as notas sirvam pra dar um aspecto objetivo à resenha, elas em geral sofrem da Maldição do 8.8 e só realmente significam alguma coisa quando são ou muito altas ou muito baixas. Sendo assim, bem vindos à nossa primeira resenha 5/5 do Bruno Guedes e Resenhas apresentando... Shadow of the Colossus!

Ico/Shadow of the Colossus
Ico/Shadow of the Colossus

Em Shadow of the Colossus temos um rapaz, seu cavalo e sua namorada morta que ele quer reviver com a ajuda de um deus sombrio adormecido em uma terra proibida. Para que a entidade possa fazer seu trabalho, ele tem que destruir 16 colossos, criaturas gigantescas aprisionadas em diferentes partes do vasto mundo de SotC. Para isto ele tem uma espada, um arco e... é isso. Qualquer coisa a mais que eu contar será spoiler, então eu paro aqui. :P Enfim, com essa premissa em mente, o jogo simplesmente te manda "agora vai lá matar uns monstros gigantes" sem muitas instruções ou tutoriais chatos. Simples assim.

Só pra dar uma noção de escala :O
Só pra dar uma noção de escala :O
Pois bem, o que este jogo tem de bom? Bom... o que ele não tem de bom? Shadow combina cenários expansivos de tirar o fôlego a serem explorados com lutas emocionantes com chefões imensos que combinam ação de plataforma com um bocado de puzzle. Cada luta é única, mesmo com a limitação incrível de inventário, uma demonstração da genialidade dos designers do jogo. A música cria o clima perfeito ficando mais intensa quando o jogador faz as coisas certas, e acalmando novamente quando as coisas dão errado.

Dizem alguns que o único defeito de Shadow of the Colossus é que ele é curto demais. Eu discordo. Existe muito potencial em um jogo com chefes gargantuanos um após o outro – rumores apontam que um dos colossos do jogo seria um parasita de outro colosso que você mataria antes, mais ou menos um colossinception –, mas o jogo na verdade é apenas longo o bastante para não ser repetitivo demais.

Sai daí, Wander, cê vai morrê! D:
Sai daí, Wander, cê vai morrê! D:
Shadow of the Colossus foi originalmente lançado para o Playstation 2, e felizmente relançado em HD para o PS3. Sendo assim, você não tem mais a desculpa de que esse jogo é da geração passada: jogue este jogo o quanto antes, e sinta-se iluminado por uma das experiências mais emocionantes que um gamer pode ter: a de pegar touros à unha. Os touros, no caso, tendo o tamanho de um prédio.

Nota: 5/5!!!

(Sim, é a capa da coleção HD do PS3. Mas falo de Ico outro dia. ;D )